![]() Tudo sobre o Seguro Anual 2016/2017 | ||
Olá querido líder!
Precisamos transmitir a você todas as orientações sobre o Seguro Anual 2016, que será oficialmente aberto nesta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, a partir da meia-noite. Para facilitar (apesar de ser muita informação de uma vez), fizemos em formato de perguntas-e-respostas, para que não paire dúvidas sobre todo o processo: 1 - Como faço o Seguro Anual? Antes, é necessário cadastrar e atualizar todos os membros ativos de seu clube, utilizando o módulo SECRETARIA -> C007 Membros. Este ano, é obrigatório o preenchimento do campo “CPF” do membro, ou o CPF do seu responsável legal, no campo “CPF do responsável". Depois que tudo estiver atualizado, é necessário ter o módulo SEGURO ANUAL -> C132 Seguro Anual liberado no teu acesso (entre em contato com a sua Associação/Missão), e clicar no botão “Novo” para criar uma nova remessa de seguro. Se houver erros, os nomes aparecerão em uma lista, cujos os nomes estarão em vermelho. Enquanto todos os erros não forem resolvidos, não é possível finalizar (você tem inclusive a opção de deixar esses membros como inativos diretamente nesta tela, até que consiga resolver o problema destes cadastros). Importante: Se for inativar membros porque precisa finalizar a remessa do Seguro Anual, não se esqueça que eles foram deixados inativos, e não foram deletados. Quando você tiver condições de atualizar esses cadastrados, busque-os entre os inativos, faça as devidas alterações, e reativem os cadastros. Fique atento para não gerar cadastros duplicados. 2 - Se aparecer erros (membros com nome em vermelho) na tela do Seguro Anual, o que devo fazer? Estes erros poderão ser de 02 tipos: Sem CPF próprio, ou do Responsável = Para solucionar, é necessário cadastrar o CPF do membro no campo “CPF”. Mas e se o membro não tiver CPF? Neste caso, você terá que deixar o campo “CPF" em branco (não preencha neste campo um CPF de outra pessoa, e nem um CPF que você já preencheu em outro cadastro). Se o membro não tem CPF, deixe esse campo em branco), e preencha o campo "CPF do responsável”, que pode ser o da mãe, do pai, ou do responsável legal. Este campo "CPF do responsável” aceita receber um mesmo CPF várias vezes (já que um responsável pode ter mais de 01 filho). Idade incompatível = Para resolver este problema é bem mais simples! Você precisa acessar o móduloSECRETARIA -> C007 Membros, e alterar a função, ou a data de nascimento que pode estar errada. O S.G.C valida se a idade do membro é compatível com sua função, conforme o Manual Administrativo dos Desbravadores e Aventureiros. Importante: Para ingressar no Seguro Anual, o membro precisa ter a idade compatível com o cargo até dia 30 de junho do ano vigente. Por exemplo: O aventureiro precisará completar 06 anos até dia 30 de junho de 2016, para poder ser assegurado já no primeiro semestre de 2016, sem ainda ter os 06 anos completos. Isso vale para todos os demais cargos. Pois bem. Uma vez resolvido as inconformidades dos cadastros, finalmente um botão “Finalizar” irá aparecer no rodapé da tela de finalização da remessa do Seguro Anual. Confirme se todos os nomes que deseja estão disponíveis, e então finalize o processo e gere a remessa! 3 - Na minha Associação/Missão apareceu uma mensagem de que preciso pagar o seguro através de um evento, antes de realizar a remessa, como faço? Cada Associação/Missão pode escolher como cobrar dos clubes os valores das vidas do Seguro Anual. Existem campos que enviam os débitos do Seguro Anual (o valor de cada clube) para que a sua Igreja pague, e depois debite do Clube. Já outros campos, pode integrar um evento (Inscrição On-line) com o Seguro Anual. Neste caso, uma mensagem de "Sua Associação/Missão utiliza um evento (Inscrição On-line) para receber previamente os valores do Seguro Anual” será exibida, e então, antes de realizar os passos descritos nas perguntas 01 e 02, será preciso gerar um pagamento para o seu campo, pagar, e após o reconhecimento do pagamento (pela Associação/Missão) você poderá gerar a remessa de Seguro Anual, usando o crédito adquirido no pagamento gerado no evento, por exemplo: Se você gerou um pagamento de 40 “vagas”, significa que terá direito a gerar uma remessa de seguro de 40 vidas. Durante todo o ano você poderá gerar mais pagamentos, caso seu campo tenha optado por fazer a cobrança desta forma, e assim, inserir quantas vidas forem necessárias. 4 - Minha Associação/Missão optou por receber antecipadamente o Seguro Anual através de um evento, neste caso, basta gerar o pagamento e já posso gerar as remessas? Não. É necessário que você gere o pagamento e espere, até que sua Associação/Missão reconheça seu pagamento via banco ou manualmente, e só assim, suas vagas/vidas estarão liberadas. O prazo varia de campo para campo, mas em média, pode ocorrer a liberação entre 2 a 3 dias. 5 - Após gerar a remessa do Seguro Anual, vou receber algum boleto, ou cobrança? Isso depende de qual método de recebimento do Seguro Anual sua Associação/Missão escolheu trabalhar. Isso não é responsabilidade do Sistema de Gerenciamento de Clubes. Se é exigido um pagamento antecipado, leia mais sobre isso na pergunta 3. 6 - Quantas vezes posso gerar as remessas do Seguro Anual? Quantas vezes quiser! Não há limitações de quantidades de vidas, ou quantidade de novas remessas de seguro durante todo o ano de 2016. A última remessa poderá ser gerada até dezembro de 2016, ou em casos especiais, até janeiro de 2017. 7 - Até qual data o Seguro Anual feito na vigência 2015/2016 terá validade? Até dia 31 de março de 2016. Após essa data, é necessário ter o Seguro Anual da vigência 2016/2017, que é o atual, e terá inicio no dia 15/01. Mas uma dica: Faça o novo Seguro Anual já, agora! Mesmo que este membro ainda esteja desfrutando dos últimos dias do seguro já encerrado, se antecipe, e deixe todos os membros já preparados e assegurados para as atividades até 31 de março de 2017. 8 - A ficha médica é obrigatória para o Seguro Anual? É muito importante que a ficha médica esteja preenchida para um melhor controle do seu clube, por motivos jurídicos e de atendimento em casos de eventos de seu campo e união, ou em emergências. Mas o preenchimento da ficha médica não é obrigatório para realizar o cadastro do SEGURO ANUAL. 9 - Posso substituir pessoas do meu clube, que estão asseguradas? Claro! Entenda: O Seguro Anual no S.G.C trabalha com o conceito simples de “Saldo", então, por exemplo: Se você realizou uma remessa de 40 vidas no inicio do ano, e durante o ano membros foram saindo do clube, e novos membros entrando, você poderá usar esse “credito” das remessas geradas, simplesmente excluindo (ou trocando) os membros que saíram do clube, pelos novos membros que estão entrando no clube. 10 - Quando transfiro um membro assegurado, o Seguro Anual dele continuará ativo no novo clube, ou o novo clube dele deve fazer um novo seguro? Quem controla as remessas do Seguro Anual é o clube, e não o próprio membro. Então, o Seguro Anual pertence ao clube, e se um membro sai do clube, este deve ser retirado do Seguro Anual deste clube da qual ele esta saindo (opcionalmente outro pode ser colocado em seu lugar, ou simplesmente deixar a vaga em aberto) e um novo seguro deve ser feito pelo clube que esta recebendo este membro. Mas, se seu clube cresceu, e agora não tem apenas 40 membros, e sim agora tem 60 membros, neste caso, você deverá gerar uma nova remessa de mais 20 vidas, selecionando os nomes que faltaram, entendeu o conceito? 11 - E se durante o ano, a quantidade de membros do meu clube diminuiu? Vou ter que manter esses membros inativos em meu Seguro Anual? Não! Jamais mantenha membros inativos em seus cadastros. Neste caso, exclua estes membros inativos da remessa do Seguro Anual, e depois, inative-os em SECRETARIA -> C007 Membros12 - Durante o ano, posso alterar a função de um assegurado? Sim, desde que a alteração seja compatível com a idade do membro e a função desempenhada. 13 - Não tenho o módulo Seguro Anual liberado, o que devo fazer? Solicite a liberação ao Ministério de Desbravadores e Aventureiros de sua Associação/Missão, pois somente eles podem liberar seu acesso. Se houver mais duvidas, entre em contato com a sua Associação/Missão, e eles poderão lhe passar maiores informações Um grande abraço Rodrigo Dias Dorval Webmaster - Sistema de Gerenciamento de Clubes Divisão Sul-Americana da IASD |
segunda-feira, 21 de março de 2016
SEGURO ANUAL 2016 - Informações Importantes
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